Iluminação de jardim pode parecer algo bastante simples. No entanto, é um dos problemas mais recorrentes no pós-venda de qualquer condomínio quando se fala de instalações elétricas, principalmente quando chove, não é mesmo? Geralmente, o problema é devido ao desarme do DR que alimenta o quadro de luz.

Há várias causas para o desarme de um DR em um quadro que alimenta os circuitos de jardim, dentre os quais cito os principais abaixo:

  • Entrada de água nas luminárias, seja por problema na fabricação das mesmas, seja por falta de manutenção preventiva;
  • Circuitos de iluminação que utilizam cabos com isolação inadequada para jardins;
  • Emendas de cabos no jardim sem o devido isolamento;
  • Excesso de luminárias sob um mesmo DR;
  • Instalação de luminárias enterradas sem os devidos cuidados;
  • Fechamento errado de Neutro;

Em uma instalação de jardim, basta uma única luminária com água, ou uma única emenda sem o devido isolamento para que o DR se desarme. E achar a causa do problema é quase como encontrar agulha no palheiro.

O que normalmente, eletricistas sem o devido preparo fazem é dar o famoso "bypass" no DR. Ou seja, desativam o DR e fazem a ligação direta para que o síndico não reclame da falta de luz.

O problema é que se houver uma pequena fuga de corrente em uma única luminária de jardim, esta ficará energizada, o que significa dizer que ela dará choque se alguém encostar nas mesma.

Agora imagine se uma criança encostar nesta luminária. E imagine ainda se ela encostar nesta mesma luminária logo após uma chuva estando a mesma molhada.

É melhor não imaginar! É raro isso acontecer. É preciso toda essa sequência de fatos para que uma tragédia como esta ocorra. Mas você não espera que isso aconteça em seu condomínio certo?!

Caso precise de profissionais realmente capacitados e qualificados para tal, procure pelos profissionais cadastrados Installer. Todos são autônomos, fornecem Nota Fiscal e precisam estar sempre em treinamento para que possam continuar a serem divulgados em nosso site. Ou seja, somente são aceitos para este verdadeiro clube de profissionais especializados, aqueles que sabem o que fazem e que entendem o que é saber fazer o certo, com preço justo e atendendo bem. Installer desenvolveu um critério único de cobrança onde você fecha um orçamento com um profissional e este serviço ainda pode sair mais barato que o combinado, nunca mais caro. Visite www.installer.com.br.