O PPR é aquele tubo verde mostrado em algumas propagandas da Amanco ou da TIGRE. É usado principalmente para condução de água fria e água quente por ser bem mais resistente que o PVC marrom.

Há 3 tipos de PPR para condução de água: o PN12, o PN20 e o PN25.

PN12 – reconhecido pela lista azul longitudinal. Usado apenas para condução de Água Fria

PN20- reconhecido pela lista amarela longitudinal. Usado para condução de Água Fria e Água Quente.

PN25 – reconhecido pela lista vermelha longitudinal. Usado para condução de Água Fria ou Água Quente a pressões um pouco mais elevadas.

Existem conexões de PPR por eletrofusão ou termofusão. No entanto, a eletrofusão é pouquíssimo ou nada difundidos no Brasil, já que o equipamento de fusão é bastante caro. Sendo assim, posso dizer, sem medo de errar, que a termofusão representa 99,99% das instalações de PPR.

A ferramenta necessária para a termofusão é chamada de Fusor. É uma ferramenta elétrica e possui duas variantes: o de 800W e o de 1400W. O primeiro é utilizado para pequenos diâmetros e o segundo para grandes diâmetros. Vale lembrar que este fusor vem acompanhado de um Kit de bocais específicos para cada tipo de diâmetro.

 

 

Durante a fusão, vários outros cuidados devem ser tomados pelo encanador. São eles:

- marcar a profundidade de penetração do tubo na conexão;

- limpeza da ponta do tubo e conexão;

- tempo de contato entre a ponta do tubo e conexão ao fusor para aquecimento dos mesmos ( proporcional ao diâmetro do tubo );

- tempo necessário para segurar o tubo contra a tubulação no momento da fusão;

- distância entre abraçadeiras para suportação da tubulação aparente;

Todos os cuidados citados acima, são fundamentais para se evitar vazamentos no futuro. Em um próximo artigo, descreverei os principais problemas encontrados em instalações que não seguiram cada um dos itens acima. Descrições passo a passo sobre a instalação do PPR com todos os cuidados a serem observados podem e devem ser vistos diretamente no catálogo da marca do PPR escolhido. Abaixo seguem as marcas mais utilizadas no Brasil. Basta clicar sobre cada uma delas para ter acesso aos seus respectivos sites e consequentemente, seus catálogos técnicos de peças e tabelas de tempos e profundidade:

- Aquasystem ( Tecnofluidos )

- Unikap;

- Polifusion;

- Amanco;

- Nicoll;

- Tigre;